1 min de leitura
Mulher e Turismo: Parlamentares de Divinópolis aprovam mais duas novas secretarias municipais em sessão extraordinária

Na manhã desta segunda-feira, 23 de dezembro de 2024, o Palácio José Edilson Ferreira do Nascimento, em Divinópolis do Tocantins, foi realizada a sessão extraordinária que viabilizou reforma administrativa no município. Os parlamentares se reuniram e aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei de iniciativa do Executivo que constituem duas novas secretarias municipais: a Secretaria Municipal da Mulher e a Secretaria Municipal do Turismo. 

A proposta foi apreciada e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votada em plenário. O objetivo principal da medida é estruturar políticas públicas voltadas para áreas estratégicas, como a defesa dos direitos das mulheres e o fortalecimento do turismo local e no Vale do Araguaia. A sessão foi presidida pelo presidente Professor Ozias (MDB).

De acordo com representantes do Executivo, a criação da Secretaria da Mulher busca garantir maior viabilidade para a captação de recursos federais destinados ao desenvolvimento de programas e projetos relacionados ao bem-estar, proteção e defesa das mulheres. Já a Secretaria de Turismo visa promover o desenvolvimento econômico e cultural da região, alinhando-se às diretrizes do governo federal para facilitar os trâmites de investimentos e iniciativas voltadas ao setor. 

De acordo com uma fonte oficial do Paço Municipal, a atual vice-prefeita, Joelma Dias (PDT), que está em fim de mandato, deverá ser a titular da pasta da mulher. Já relacionado ao Turismo, não fomos informado sobre qual nome poderá ser indicado. 

O prefeito destacou que a medida representa um marco para o desenvolvimento do município. “Estamos priorizando áreas fundamentais para o crescimento e o fortalecimento da nossa cidade, especialmente no que diz respeito à valorização das mulheres e ao potencial turístico do Vale do Araguaia. Essa iniciativa é um marco para a modernização da gestão pública e o desenvolvimento de políticas integradas”, destacou Flavão. 

Para o Poder Legislativo, a decisão é um passo importante para o progresso do município. A expectativa agora é que as novas secretarias comecem a funcionar em 2025, possibilitando a implementação de programas que beneficiem diretamente a população.

Reportagem: Edsom Gilmar / Foto: Edsom Gilmar