1 min de leitura
Morre o escritor Assis Vanderley, presidente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins

Francisco de Assis Alves Vanderley, nascido em Cristalândia - TO, faleceu neste domingo, 23 de março de 2025,  em Palmas, após constatar morte encefálica e outras comorbidades. Assis Vanderley, estava hospitalizado há vários dias, lutando pela vida, mas infelizmente não resistiu esta peleja. 

Membro Fundador da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, Titular da Cadeira  N 04, cuja Patronesse é a professora Adélia  Aguiar Barbosa, e estava presidindo a ALP, devido ao afastamento do poeta tocantinense, Toni Ferreira, desde janeiro de 2022. 

Detentor de uma gama de trabalhos já consagrados, além de serem expandidos em todo o estado do Tocantins, Assis Vanderley, publicou os seguintes livros: Se me deixam falar (Poesias - 2011), Reflexos da Vida (Poesias - 2014), A era do celular (Literatura de Cordel - 2017),  As travessuras do menino Felipe (Contos - 2022), Suspiros da Alma (Poesias - 2022) e Vivendo a Velhice (Literatura de Cordel - 2023). 

Foi o escritor  homenageado no Projeto Noite da Poesia, criado  pela Escola Estadual Vereador Pedro Xavier, em Nova Rosalândia, em 16 de dezembro de 2016, sendo bastante aclamado pelos estudantes da cidade. 

Assis Vanderley, um paraisense de coração residente em Paraíso do Tocantins, há mais de 44 anos lecionando em várias escolas do município, entre as quais, Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, onde atuava de forma integral ultimamente, o que causou uma grande comoção em toda classe estudantil, nos docentes, elutando tragicamente as Letras Ticantinenses, emudecendo os acadêmicos com uma perda irreparável. 

Para os confrades que conviviam no dia a dia com o mestre da poesia,  não está sendo fácil admitir que perderam um nome importante no meio literário. O seu legado continuará em seus poemas subjetivos, retumbantes e cristalinos, nos seus gestos simples de uma pessoa honrada e enaltecida por todos que se aproximavam do escritor. 

Seu corpo será velado na funerária Pax Mundial, Rua 06, Setor Oeste, próximo a APAE, em Paraíso do Tocantins.

Reportagem: Assessoria / Foto: Ascom/Divulgação