2 min de leitura
Líder da oposição Professora Ângela Maria é recebida pelo secretário municipal de Educação Anderson Germano em Divinópolis

A visita institucional da Vereadora Ângela Maria (PSDB), à Secretaria Municipal de Educação, de Divinópolis do Tocantins, ao secretário municipal de Educação Anderson Germano, foi marcada por uma série de reivindicação da parlamentar a titular da pasta. Ao todo, foram 17 ofícios apresentados, por Ângela Maria, ao secretário. 

A reunião entre parlamentar e auxiliar, foi realizada nesta quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, na sede da pasta, localizada da pasta na Avenida Divino Luiz Costa, no centro da cidade. O professor João Machado (Joãozinho), que faz parte da cúpula do Ensino Público do município, participou da reunião, bem como a também veterana da Sala de Aula, Regina Dias. 

"Sou vereadora de oposição, não de inimizade. Estou aqui para ser parceira da Educação", destacou Ângela Maria. A líder da oposição pediu em ofício melhorias no transporte escolar. Entre as melhorias estão manutenção dos ônibus escolares, implantação de ar condicionado nos ônibus escolares, manutenção nas estradas vicinais, adquirir com o governo federal novos ônibus para renovação da frota, monitor nos ônibus escolares, aquisição de material escolar e uniformes para os alunos da Rede Municipal de Ensino, pelo menos aos alunos mais carentes. 

Ângela também citou a alimentação escolar, em virtude de alguns alunos terem feito observações sobre a qualidade da merenda escolar. Entre as observações seria de que no final do ano letivo de 2024, ouve relatos de que na Escola Municipal Isabel Carlos Wanderley, teria sido servido tão somente bolacha, aos alunos. A mulher que foi secretária de Educação, por dois mandato na era Botelho, pediu também que o planejamento do calendário escolar seja rigorosamente cumprido. 

Ângela e Anderson dialogaram por cerca de uma hora e meia - Foto: Edsom Gilmar

Outro ponto apontado pela líder tucana, foi o pedido de concurso público para preencher vagas com servidores efetivos na pasta de Educação. Foi pedido também capacitação dos servidores da Educação. Pedido de informações sobre cargos, carreira e salários. 

A resposta de Anderson, foi a que na era Flavão está cumprindo a legislação. "Deixei essa herança para vocês", relembrou Ângela, que foi voz ativa para elaboração do Cargos e Careira que ao longo dos sucessivos anos tem alcançados vencimentos satisfatórios a maioria dos profissionais da área do ensino. 

A líder da bancada da oposição, solicitou construção de escola em tempo integral, estudos para abertura de escola municipal na zona rural, na região do grotão. A parlamentar também fez inúmeras orientações técnicas ao secretário municipal de Educação, Anderson Germano, sobre o relacionamento institucional com o Ministério da Educação e fazer convênio com a iniciativa privada. 

Vale ressaltar que na Rede Municipal de Ensino de Divinópolis do Tocantins, tem 812 alunos, distribuídos em 71 turmas e 237 servidores da Educação. 

Por fim, a vereadora destacou a recepção dada pelo auxiliar do perfeito Flavão (UB), e se colocou a disposição da pasta, "Não me veja como adversária, me veja como parceira. Estou satisfeita a recepção", afirmou a membro do Palácio Vereador José Edilson Ferreira do Nascimento, complementando que irá visitar todas as pastas do Poder Executivo.

A reunião se deu em perfeito espirito público e atmosfera institucional e republicana, entre os servidores, independente de posicionamento político e ideológico. O acompanhamento dos serviços públicos já mostra o perfil de oposição que se evidenciará neste quadriênio 2025-2028.

Sede da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis do Tocantins - Foto: Ascom/Divulgação 

Reunião foi na sede da Secretaria de Educação de Divinópolis do Tocantins - Imagens: Edsom Gilmar

Reportagem: Edsom Gilmar / Foto: Edsom Gilmar