A presidente da Comissão de Educação, da Câmara de Vereadores de Vereadores de Divinópolis do Tocantins, Ângela Maria (PSDB), divulgou nota oficial, sobre o acidente com um ônibus escolar, na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, na rota do Grotão, estrada vicinal, zona rural de Divinópolis do Tocantins.
A parlamentar afirmou no documento, que "o transporte escolar de Divinópolis é um caos", se referindo os gargalos na sucateada frota de veículos oficiais da pasta do Ensino Público, que tem como secretário o professor Anderson Germano, o Bio.
Na reunião no dia 22 de janeiro do corrente ano, em uma audiência com, Germano, a tucana, destacou exaustivamente a real necessidade de renovar urgente a frota do transporte escolar em Divinópolis do Tocantins.
No acidente, ninguém ficou ferido. As causas do Acidente serão apontadas nos relatórios da Polícia Técnica Cientifica.
A Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis do Tocantins, ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Segue a nota oficial
Olá divinopolitanos!!!
O transporte escolar é um Programa Nacional de atendimento aos alunos, financiados pelo FNDE em parceria com os Estados e municípios, compartilhando responsabilidades mútuas com os educandos de todo Brasil. Em Divinópolis o Transporte Escolar é um caos, ilustrando bem a ineficácia dos entes envolvidos.
Conhecedora da real situação da frota atual e da realidade das estradas que formam as rotas escolares, em 21/01/2025, procurei a Secretaria Municipal de Educação para solicitar urgência e diligência para que fossem tomadas todas as medidas para atender os alunos com conforto e segurança, hava vista, a proximidade do início do ano letivo. Após isto por duas vezes entrei em contato por wats zap solicitando informações sobre o caso.
Em 14/02/2025, após ofício convite para que professor Anderson Germano comparecesse à sessão ordinária na Câmara Municipal e após sabatina dos vereadores, o Sr Secretário nos informou que havia alugado 2 novos ônibus para suprir a necessidade de algumas rotas que ainda se encontravam descobertas e que para esta segunda-feira, 17/02 estaria tudo sobre controle. Atrevo-me a dizer que os entes envolvidos não estão tratando o caso com a seriedade que o mesmo requer.
Só Deus para cuidar desses menores e evitar que até agora não tenha acontecido uma tragédia sem precedentes no município. Nas reais condições todos poderão sofrer denúncias e até condenações por abandono de incapazes e crime de responsabilidade. Eu avisei e reivindique melhorias e sugeri e até me protifiquei a ajudar na medida de minhas competências para buscar ajuda na solução dos problemas educacionais. Como professora, vereadora e presidente da Comissão de Educação não me furtarei de tomar as providências cabíveis.
Que fique claro, serei sempre a voz dos que não tem voz no parlamento. OBS: solicitei através de ofícios oferta de serviços de transporte escolar com qualidade, segurança e conforto, leia-se: ônibus novos ou reformados a partir do primeiro dia de aula de cada período letivo, inclusive com a presença de monitores e ar condicionado, assegurando aos alunos conforto e segurança; Melhoria nos salários dos motoristas e cursos de capacitação para os mesmos e reparos em regime nas estradas que formam as rotas escolares.
Sugeri: que o Secretário de Educação prof. Anderson fosse à Palmas e Brasília buscar junto aos governos Estadual e Federal e aos seus deputados e senadores recursos para adquirir frota nova.
Ângela esteve em audiência com Anderson, no dia 22 de janeiro de 2025 - Foto: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Noticias / Arquivo
Ângela Maria Matos Rodrigues Botelho Pinto – Vereadora Presidente da Comissão de Educação do Poder Legislativo de Divinópolis do Tocantins Divinópolis do Tocantins – 19 de fevereiro de 2025
Reportagem: Edsom Gilmar / Foto: Divulgação