Durante as sessões realizada na Câmara Municipal de Caseara, os vereadores Professora Venuza Mesquita (Solidariedade) e Gilvan do Felício (Republicanos) apresentaram a indicação 001/2025, em conjunta solicitando uma série de melhorias na infraestrutura urbana e no transporte escolar do município.
O documento, aprovado por unanimidade no plenário Adão Batista Nogueira, propõe ao Executivo Municipal cinco ações prioritárias. Entre elas, destaca-se a abertura de uma via de retorno em frente à nova sede da Escola Municipal Aristeu Camargo, localizada na Avenida Adeladio Vasconcelos, no setor Bela Vista.
A iniciativa visa facilitar o tráfego dos veículos na região, atualmente prejudicado pela ausência de acessos diretos entre as pistas da avenida. Segundo a vereadora Professora Venuza Mesquita (SD), a medida é urgente para garantir mais segurança e agilidade aos motoristas que transitam pela área escolar dando mais segurança a comunidade escolar. "Hoje, quem precisa fazer o retorno tem que ir até a rotatória da TO-080, o que aumenta o tempo de trajeto e gera riscos, principalmente nos horários de pico. Com essa abertura no canteiro central, vamos facilitar a mobilidade e evitar acidentes", explicou.
A indicação solicita a construção de ondulações (lombadas) na mesma avenida, com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos nas imediações da escola. Outra demanda apresentada é a instalação de pontos de ônibus próximos às escolas da região e ao longo das rotas do transporte escolar na zona rural.
O vereador Gilvan do Felício (Republicanos), reforçou a importância dessas melhorias para os estudantes que vivem em áreas mais afastadas. "Muitos alunos enfrentam dificuldades para chegar até a escola. A construção de pontos de ônibus em locais estratégicos e a disponibilização de transporte para os que moram longe vão garantir mais conforto e segurança para nossas crianças e adolescentes", afirmou o republicano.
A proposta também inclui a contratação de monitores para acompanhar o transporte escolar, garantindo maior atenção e cuidado com os estudantes durante o trajeto. "Estamos pensando não só no deslocamento, mas também no bem-estar dos alunos. A presença de monitores é fundamental para dar esse suporte dentro dos ônibus", destacou os parlamentares.
Os legisladores esperam que a indicação seja acolhida pelo prefeito de Caseara, Marcos do Chico (SD), e colocada em prática pela Secretaria Municipal de Obras e demais órgãos responsáveis. "Nossa intenção é atender melhor a classe estudantil e também valorizar o trabalho dos profissionais da educação, que precisam de uma infraestrutura adequada para exercerem suas funções", concluiu a Professora Venuza.
A proposta foi oficializada no dia 4 de fevereiro de 2025 nesta quarta-feira, 19 de março, Venuza e Gilvan, reforçaram o pedido ao Poder Executivo.
Reportagem: Edsom Gilmar com informações da Assessoria / Foto: Ascom/Divulgação