1 min de leitura
Agentes de Saúde e Endemias passam por capacitação que teve participação da secretária Léia Mota

Durante quatro dias intensivos, 25 servidores concursados – sendo 06 agentes de endemias e 19 agentes de saúde – participaram de um curso de capacitação realizado na Unidade Básica de Saúde Irmã Silvana, localizada na Rua 13 de Maio, no centro da cidade. 

O treinamento abordou noções básicas sobre o controle e ciclo evolutivo do vetor Aedes aegypti, reconhecimento geográfico, uso e preenchimento de formulários, além de fundamentos sobre malária e leishmaniose visceral (calazar). 

O curso, que encerrou suas atividades na sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, foi ministrado pelo instrutor do Ministério da Saúde, Pedro César Lemos, que afirmou, "Esta capacitação fortalece o controle dos vetores e aprimora a atuação dos nossos agentes, tornando a prevenção de doenças mais eficaz", enfatizou o servidor ministerial.

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Divinópolis do Tocantins, Léia Mota (PV), esteve presente no evento e ressaltou o apoio institucional que a iniciativa recebeu, "O apoio institucional a essa capacitação é um passo decisivo para aprimorar os serviços de saúde, garantindo que nossos agentes atuem com mais conhecimento e eficiência", destacou a pevista.

Grupo foi submetido a capacitação para atuar a serviço da Secretaria Municipal de Saúde - Foto: Edsom Gilmar

A coordenadora da Atenção Básica, Elivania Araújo, também destacou a importância do treinamento, "A capacitação dos ACS e ACE é fundamental para garantir um atendimento de qualidade à população e para o controle eficaz de doenças. Esses profissionais atuam diretamente na promoção da saúde, prevenção de doenças e combate a epidemias. Um agente bem capacitado consegue orientar melhor a comunidade e esclarecer dúvidas. Quando a gestão investe em capacitação dos ACS e ACE, está investindo na saúde pública. E o Prefeito Flávio e a Secretária Léia não medem esforços para garantir a atualização das equipes." 

Com o irrestrito apoio da Prefeitura de Divinópolis do Tocantins, a capacitação reforça o compromisso do município com a melhoria dos serviços de saúde e a prevenção de epidemias, preparando os profissionais para atuarem de forma ainda mais eficaz em defesa da comunidade.

Curso foi ministrado na UBS Irmã Silvana - Foto: Edsom Gilmar/Portal Caipó Notícias 

Reportagem: Edsom Gilmar / Foto: Edsom Gilmar