A Prefeitura Municipal de Caseara - Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da coordenação de combate às endemias, realizou nesta sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, uma importante operação de limpeza pública voltada para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação incluiu intervenções em seis ovitrampas – armadilhas para captura de ovos do mosquito – instaladas mensalmente pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs). As armadilhas são retiradas após cinco dias e têm se mostrado eficazes na redução da população do vetor.
Em menos de um ano, mais de 3.000 ovos do Aedes aegypti foram capturados em Caseara. Houve o recolhimento de pneus, identificados como um dos maiores criadouros para proliferação do mosquito. A operação contou com a colaboração das secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Infraestrutura e Vigilância Sanitária, fortalecendo a atuação integrada para o bem-estar da população.
Grupo de servidores recebe as últimas instruções para a operação - Foto: Ascom/Divulgação
A secretária de Saúde, Taty Almeida, ressaltou a importância da união entre as pastas e o apoio da comunidade. “O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade coletiva. A colaboração entre secretarias e o engajamento da população são fundamentais para vencermos essa batalha”, salientou a auxiliar.
O prefeito Marcos do Chico (SD) destacou o apoio institucional à operação. “Nossa gestão segue empenhada em cuidar da saúde pública de Caseara, promovendo ações preventivas e educativas que tragam resultados duradouros para nossa cidade”, enfatizou o dirigente do Palácio do Cazé.
De acordo com a Prefeitura de Caseara o compromisso segue com a saúde e segurança da população, convocando todos os moradores a manterem suas casas e quintais limpos, eliminando possíveis criadouros do mosquito.
Operação retirou criadores do mosquito da dengue - Foto: Ascom/Divulgação
Reportagem: Edsom Gilmar com informações da Assessoria Foto: Ascom/Divulgação