2 min de leitura
FICCO/TO, FICCO/GO, PF/TO, PC/TO, PM/TO, PM/GO prendem integrantes de organização criminosa especializada em tráfico de drogas em uma fazenda de Marianópolis do Tocantins

Na tarde deste domingo (23/02/2025), após compartilhamento de informações da FICCO/GO, foi deflagrada uma operação no município de Marianópolis/TO, resultando na prisão de cinco integrantes de uma organização criminosa especializada no armazenamento, distribuição e comercialização de cloridrato de cocaína. 

A operação foi realizada em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Goiás (FICCO/GO), a Polícia Federal do Tocantins (DRE/TO), a Polícia Federal de Goiás (DRE/GO), a Polícia Civil do Tocantins (DRACO/PC/TO), a Polícia Militar do Tocantins (GRAER, ACI), a Polícia Militar de Goiás (PM/2 e BOPE), o serviço de inteligência da Polícia Penal de Goiás (PP/GO), a PCGO (DRACO) e a SENNAPEN. 

Durante a ação, além das prisões, foram apreendidos um avião, três veículos, diversos galões de combustível para aeronaves e aproximadamente 450 kg de cloridrato de cocaína. Essa apreensão representa um duro golpe contra o tráfico na região, com um prejuízo estimado em mais de 30 milhões de reais para o crime organizado. 

Acusado foram presos pela operação da FICO - Foto: FICO/Divulgação

Segundo as investigações, o entorpecente teria como principais destinos os estados de Goiás e Bahia. Os presos e todo o material apreendido foram encaminhados à Polícia Federal no Tocantins, onde foram apresentados à Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO/TO, para a lavratura do respectivo auto de prisão em flagrante. 

Os conduzidos foram autuados pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, capitulados nos arts. 33 e 35 da Lei 11.343/2006, bem como por integrar pessoalmente organização criminosa, previsto no art. 2o da Lei 12.850/2013. A FICCO/TO – (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – Tocantins) é composta pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal do Estado do Tocantins. 

A partir da cooperação entre os órgãos policiais das esferas federal e estadual participantes, a FICCO/TO tem por objetivos a intensificação das ações de investigação, prevenção e repressão a organizações criminosas e à criminalidade especialmente violenta, que constituem graves ameaças à ordem e à segurança públicas nacionais.

Polícia Militar esteve diretamente atuando para prender o grupo e apreender a substancia entorpecentes - Foto: Fico/Divulgação  

Balanço: Operação Tráfico de Drogas Marianópolis/TO FICCO/TO, FICCO/GO, PF/TO, PC/TO, PM/TO, PM/GO prendem integrantes de organização criminosa especializada em tráfico de drogas 

Balanço segunda-feira (24/02/2025)  475 kg de cloridrato + pasta base cocaína; 800g de maconha + haxixe; 1 arma - pistola glock, 9mm (piloto); documento falso apresentado (piloto); 1 aeronave apreendida; 3 veículos apreendidos; 400 litros de combustível; 5 presos em flagrante.

Não tivemos acesso a defesa dos presos. Se os advogados dos acusados desejar se manifestar, o espaço está aberto para os esclarecimentos a sociedade.

Reportagem: Comunicação Social – Polícia Federal no Tocantins - Foto: Polícia Federal/Divulgação