A Associação Mães da Esperanaça, promoveu nesta terça-feira, 02 de abril de 2025, de evento alusivo ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo na cidade de Divinópolis do Tocantins.
A primeira caminhada, organizada pela Associação Mães de Esperança, chamou a atenção da população para o tema do Transtorno do Espectro Autista, que é o resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionada ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental.
Kátia Silva Souza, presidente da Associação Mães de Esperança, destacou a importância do evento para dar visibilidade às famílias atípicas do município. “Hoje foi um dia marcante para as famílias atípicas de Divinópolis que lutam por seus direitos e para levar conhecimento sobre o autismo para a população”, afirmou.
A presidente também ressaltou a relevância do apoio recebido da Prefeitura Municipal, dos secretários e do deputado Dr. Danilo Alencar, expressando gratidão a todos que abraçaram a causa.
A caminhada também contou com a participação do deputado estadual Danilo Alencar (PL), os vereadores de Divinópolis do Tocantins. Os vereadores Presidente Ozias (MDB), Arnor Aires (PDT), Valdivan da Silva (PT), a vice-prefeita Léia Mota (PV), secretários municipais e outros convidados, estiveram presentes na manifestação, reforçando o compromisso do legislativo municipal com a conscientização sobre o autismo e o apoio às famílias atípicas.
Atuação parlamentar em prol da causa Nos três primeiros meses de atuação parlamentar, o deputado estadual Dr. Danilo Alencar já apresentou seis projetos de lei e dois requerimentos voltados ao benefício das pessoas com autismo. Entre as iniciativas, destacam-se incentivos fiscais para empresas que promovem a inclusão de pessoas com TEA, a criação de centros de atendimento especializados para autistas no Tocantins e a fixação de sinalizadores que identifiquem a presença de pessoas autistas em enfermarias e quartos hospitalares.
A caminhada, que reuniu familiares, autoridades e membros da sociedade civil, reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para o atendimento adequado das pessoas com TEA, incluindo o acesso a terapias, suporte especializado e professores capacitados. O evento se tornou um marco na luta pela conscientização e pelos direitos das pessoas com autismo na região.
Grupo posa para foto no evento - Foto: Ascom/Divulgação
Reportagem: Edsom Gilmar com informações da Assessoria / Foto: Ascom/Divulgação